PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: Um resumo para professores e estudantes de Pedagogia

  • Casa
  • Alfabetização
  • PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA: Um resumo para professores e estudantes de Pedagogia
agosto 6, 2022

O que é a Psicogênese da Língua Escrita?

As autoras da teoria, a psicóloga Emilia Ferreiro e a psicopedagoga Anat Teberosky, ambas argentinas, constataram uma falha no processo educacional dos alunos no processo de alfabetização, no qual apresentaram um desempenho abaixo do esperado.

Várias investigações foram realizadas na Argentina e no México. As autoras concluíram que antes de uma criança desenvolver e compreender a base do sistema alfabético, ela formula suas hipóteses de escrita.

Nesses estudos, Emília Ferreiro demonstrou que vários métodos e estratégias destinadas a facilitar a compreensão e o domínio da leitura e da escrita das crianças, bem como os testes de maturação, as listas de habilidades motoras e temporizadas, não são suficientes para alcançar o sucesso na leitura e na escrita. Visto que grande número de crianças permanecem sem se alfabetizar após anos de educação na América Latina. Portanto, a educadora tenta explicar o desenvolvimento dos comportamentos de leitura e escrita das crianças a partir de uma perspectiva cognitiva baseada na teoria de Jean Piaget.

De acordo com essa teoria, as crianças são leitoras de seu mundo, mesmo antes de serem oficialmente alfabetizadas. A pesquisa também mostra que o conhecimento pode ser gerado pelas crianças, o que é um processo muito relevante.

Foram muitas pesquisas para realizar este estudo e, para isso, o conhecimento da psicolinguística e as teorias psicológicas e epistemológicas do psicólogo Jean Piaget contribuíram para a teoria da Psicogênese da Linguagem Escrita.

 Para as autoras, aprender a ler e escrever não pode acontecer mecanicamente.

ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA EVOLUÇÃO PSICOGENÉTICA

Conforme a teoria da psicogênese da língua escrita, a criança passa por fases até chegar ao processo da alfabetização. Vamos conhecer essas etapas? CLIQUE para conhecer mais sobre cada fase e para SABER como intervir em cada uma delas.

Ao final dessa jornada de conhecimento, saiba como baixa o E-BOOK completo e gratuito.

FONTE:

FERREIRO, Emília & TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PICOLLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas pedagógicas em alfabetização: espaço, tempo e corporeidade. Porto Alegre: Edelbra, 2013.

Deixe um comentário